Pode ser difícil explicar o que são as demências às crianças, a verdade é que é uma conversa necessária. Cada vez mais as crianças e jovens convivem com a demência e pode não ser fácil para elas perceberem porque é que os avós, vizinhos ou outros conhecidos se comportam de determinada forma, já não brincam activamente com eles ou já não os reconhecem e sabem os seus nomes.
Explicando-lhes em que consiste a demência, que alterações ocorrem, as crianças e jovens podem adaptar-se à realidade, podem melhor compreender o que anteriormente era desconhecido, podem fazer questões e ajudar as próprias pessoas com demência.
Download do flyer: O que eu criança posso fazer para ajudar alguêm com demência
A Alzheimer Australia criou um site direccionado para as diferentes faixas etárias, adequando as explicações ao nível de desenvolvimento das crianças e jovens. Apesar deste site estar em inglês pensamos ser uma ferramenta muito útil.
Clique nas setas para ir avançando ou recuando na história [com narração em inglês]
Audiobook desenvolvido pela Alzheimer Australia.
Faça download do documento com a tradução da animação “Brains, change and big long names”
Também a Alzheimer Portugal, no seu site, disponibiliza alguma informação sobre as demências direccionada para os mais jovens. Aceda aqui.
Outra das ferramentas desta associação é um livro, escrito por Paula Guimarães e ilustrado pela Alexandra Pino Rebelo, que pretende explicar, de forma simples, às crianças a “importância do apoio aos seus avós com Doença de Alzheimer no dia-a-dia, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades inerentes à patologia, principalmente devido aos problemas de memória”.