A plataforma SOS DEMÊNCIAS surge pela necessidade que senti ao longo dos anos, enquanto cuidadora de uma pessoa com diagóstico de Alzheimer e enquanto profissional, de encontrar uma estrutura/site que organizasse a informação que existe na web.
Quando somos confrontados com este diagnóstico sentimos uma imensa necessidade de saber mais, o que fazer, como fazer, que respostas existem, o que nos pode ajudar [numa primeira fase para contrariar o diagnóstico e depois, numa fase de aceitação, para melhor geri-lo]. Passei por todas estas fases e angústias há uns anos, quando ainda era uma estudante de psicologia. Felizmente, e dado este background sempre foi para mim relativamente fácil ter acesso a esta informação, saber “a que portas bater”. Ao longo destes quase 10 anos fui contactando com muitos técnicos, com muitas pessoas com demência e com muitos cuidadores [formais e informais] e percebi que existe uma grande dificuldade em obter de forma simples esta informação. Percebi, também, que facilmente se olhava para o lado escuro destas patologias e nunca para o colorido que também pode ter. Não o diagnóstico em si, evidentemente, mas todas as aprendizagens que deste percurso podemos retirar.
Move-me a incapacidade, o querer fazer mais e perceber que este é um contributo mínimo, ainda assim acredito que daqui possam surgir outras ideias, outros planos e fazer deste um espaço de partilha e de aprendizagens.
Gostava também que este fosse um espaço onde se possam dar a conhecer bons projectos, diferenciadores que tragam uma visão nova sobre as demências e que sejam útéis para todas as pessoas com demência, os seus cuidadores, profissionais e curiosos.
Assim, a expectativa que tenho para esta Plataforma, que dá agora os primeiros passos, é que seja alimentada diariamente e que vá crescendo contando para isso com as vossas sugestões/ideias/projectos.
A todas as pessoas com demência e aos seus cuidadores, esta é a minha forma de retribuir todos os ensinamentos que me proporcionam e proporcionaram ao longo deste anos! Para quem inicia agora esta viagem, trata-se de um percurso sinuoso mas do qual também é possível retirar coisas positivas! Espero que aqui consigam encontrar algum apoio e que este possa ser um humilde guia dessa viagem.
A todos os profissionais, que vos continue a mover a vontade de saber mais e saber fazer cada vez melhor!
Carmina Rei
[A ti, mãe, porque contigo iniciei a viagem e que, embora tenha sofrido um interregno, agora continuo para tentar da melhor forma transmitir tudo o que me ensinaste. Achei que esta seria a melhor forma de te homenagear.]