A Plataforma SOSDEMÊNCIAS nasceu, simbolicamente, no dia 21 de Setembro de 2016.
Surgiu para facilitar o acesso à informação sobre demências a todos os cuidadores, pessoas com demência e técnicos de saúde mental. Ao longo destes dois anos a plataforma mudou e cresceu, tornando-se mais acessível e com uma navegação mais intuitiva. Também a nossa imagem mudou espelhando agora a nossa missão – mostrar que o diagnóstico de uma demência não tem que ser fatalista e que podemos desenvolver um conjunto de estratégias que permitam uma prossecução da vida com qualidade – não só para a pessoa com a doença mas, também, para todos aqueles que a rodeiam.
Sentimos, no entanto, que existe ainda muito para fazer. É verdade que, felizmente, existem cada vez mais instituições/associações que dão apoio nesta área da saúde/doença mas é verdade também que os números de pessoas com esta patologia continuam a crescer assustadoramente. Por outro lado, a prestação de cuidados tem que deixar de ser apenas remediativa e deve, cada vez mais, dar voz às pessoas com demência (Christine Bryden é um bom exemplo de advocate nesta área) e ser promotora de bem-estar físico e psicológico.

Neste sentido, acreditamos que devemos ir mais longe e deixar de ser apenas um espaço no mundo digital. Este novo ano irá trazer duas novidades. Vamos passar a disponibilizar, para as instituições, um serviço de consultoria para que estas possam ser “mais amigas da demência”; e um serviço formativo à medida para técnicos, cuidadores e população em geral. Em breve, iremos disponibilizar mais informação sobre estes novos serviços.
Neste novo ano, que para nós agora inicia, esperamos continuar a poder contar com a colaboração de todos vós! Assim, continuamos a apelar que nos enviem as vossas sugestões, comentários, críticas de forma a podermos levar a todos mais e melhor informação.
Bem-hajam por se manterem por cá e nos fazerem sentir que vale a pena!
